Voto Eletrônico, Voto Seguro?

quinta-feira, julho 13

Big Microsoft Brother - O controle total


Muitos já devem ter ouvido falar do WGA. E mesmo sem ter ouvido, podem ter se sentido por ele incomodados se estiverem usando o sistema operacional Windows XP. O WGA, sigla do Windows Genuine Advantage tool, software que pretende combater a pirataria digital deste sistema, conecta-se com a Microsoft para transmitir um relatório cada vez que o sistema inicializa.

A Microsoft divulgou a respeito uma declaração na qual afirma que o WGA não é spyware (programa-espião). Afirma, ainda, que os programas que compõem o WGA ainda sofrerão modificações, e que a principal distinção entre eles e programas espiões é que a Microsoft obtém permissão do usuário antes de instalá-los.

Segundo a Microsoft, quando o WGA é usado pela primeira vez, ele se configura para coletar a chave da cópia do Windows XP, versão do sistema, dados sobre o fabricante do PC, sobre a BIOS e sobre configurações de idioma. Nada, de acordo com a Microsoft, que possa identificar o usuário, ou que programas ele usa, ou qualquer coisa do gênero.

Entretanto, como se pode verificar no próprio site da empresa, a Microsoft coleta muito mais do que isso com os "inocentes" propósitos de:
  • Prover fluxo de páginas web, adaptando as páginas que você vê baseada nas suas respostas.
  • Veicular demografia, que ajuda a Microsoft entender diferenças regionais no uso de Windows e Office.
  • Confirmar dados fornecidos pelo usuário. Dados fornecidos pelo usuário são frequentemente cruzados com dados coletados do seu computador para determinar se deve ou não atender um pedido de acesso adicional.


Na verdade, a Microsoft não precisa desses dados para prover fluxo de páginas web, nem para veicular demografia de uso, nem para confirmar dados fornecidos pelo usuário. A menos que esteja também bisbilhotando o conteúdo instalado em cada computador, o que ela afirma não estar fazendo. É claro que, uma vez dentro do seu computador, não há nada que possa detê-la se estiver disposta.

Dentre os argumentos oferecidos para justificar a afirmação de que o WGA não é spyware, a empresa afirma: "Em termos gerais, spyware é software enganoso que é instalado no computador do usuário sem a sua permissão, e que tenha propósito malicioso [malicious purpose]. WGA é instalado com a permissão do usuário, e tem como propósito apenas notificar o usuário caso o seu sistema não esteja operando com uma licença válida. WGA não é spyware."

Sei, me engana que eu gosto.

A propósito, você sabia que a Microsoft é o mais novo fornecedor de software do nosso sistema eleitoral? Dá para imaginar como vão ser as eleições? Deu para perceber que nós, cidadãos brasileiros, não elegemos p... nenhuma?

Leia matéria completa sobre o assunto

Por um voto seguro! Participe do Manifesto de Professores e Cientistas.