Voto Eletrônico, Voto Seguro?

segunda-feira, julho 3

Apagaram nosso passado, querem roubar nosso futuro


Nenhuma novidade. Não é preciso ter vastos conhecimentos da História do Brasil. Recomendável ter vivido nos anos 60 para ver que muitos dos "pobres perseguidos" pelo ditadura ocupam, hoje, refestelados, cargos nos três poderes. Liderados pela versão patética do Voldemort. Aquele do Harry Potter.

Este ano tem eleições, todos sabem. Mas poucos estão preocupados com a vulnerabilidade das nossas urnas eletrônicas. E ela existe. Documentada na mídia impressa e eletrônica, ora protagonista ora coadjuvante. Nas CPIs dos Correios, no escândalo do painel eletrônico do senado, no caso (abafado) do Procomp, nas eleições 2002, nas eleições 2004. E, pelo andar da carruagem, vai continuar em 2007, 2010... Repetindo o óbvio.

Como qualquer outro computador, a urna eletrônica funciona com programas. Feitos por mãos humanas. Com certeza da casa Sonserina. Mãos que estão prontas a roubar nossos votos uma vez mais. Ilusão de quem acredita que está, de fato, escolhendo candidato. Isenção da responsabilidade pelo futuro do Brasil e dos brasileiros. Omissão através da falta de atitude.

Brasileiro é sossegado. Manifestações só por uma "boa causa", como a que recentemente reuniu 1 milhão de brasileiros no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, para os jogos da Copa. Cansado e desiludido, o brasileiro não acredita que tenha poder de mudar o rumo das coisas. Imediatista, quer ver acontecer, não sabe esperar. Paradoxalmente, espera um milagre, o salvador. É este o futuro que está ajudando a construir para seus filhos. Não é o futuro que quer, mas pouco faz para mudar.

Por onde começar? São muitas coisas que precisam ser mudadas, todos sabemos. Mas nem sempre temos a oportunidade de fazer algo concreto. Neste momento, temos a oportunidade de reinvidicar nosso direito de escolha. Faça parte do Manifesto dos Professores e Cientistas. A nossa adesão pode fazer acontecer. Já tivemos nosso passado apagado, não podemos deixar que roubem nosso futuro.