Voto Eletrônico, Voto Seguro?

sábado, julho 1

É por debaixo dos panos

Não, não se trata da música do Ney Matogrosso. Trata-se, sim, das falcatruas que não nos são reveladas. Nascem e morrem na calada da noite. De dia, tal qual nos contos de fada, já viraram abóbora e passam totalmente despercebidas.

As fraudes nas urnas-e datam de longo tempo. Só agora, como que por obra do destino, começam a aparecer nas manchetes de alguns jornais, nas matérias de bloggers e alguns jornais eletrônicos, preocupados que estão em mostrar a verdade dos fatos.

Não faz nem uma semana, tivemos o aparecimento misterioso do vídeo mostrando o Teste de Penetração sendo realizado em uma urna-e no Paraguai, de mesmo modelo da utilizada no Brasil.

Logo em seguida, vieram os comentários sobre o recente Relatório do Brennan Center of Justice da NYU que analisou as urnas eletrônicas em geral, afirmando que sistemas de voto eletrônico são inevitavelmente vulneráveis a ataques por adulteração do software que podem modificar o resultado da eleição.

E hoje, mais um video com o depoimento de um programador perante a Comissão Eleitoral de Ohio em 13/12/2004: http://www.youtube.com/watch?v=4IfSVQK7Jvo%C2%A0

E ainda tem gente perguntando: Será mesmo?

E então? Vamos ficar parados, assistindo passivamente o tanque passar por cima de nossas cabeças? Ainda está em tempo de se manifestar a respeito no Manifesto de Professores e Cientistas.