Voto Eletrônico, Voto Seguro?

quinta-feira, junho 29

SOS Urnas-e - Brennan Center comprova vulnerabilidade de urnas-e

Acaba de ser divulgado o relatório do Brennan Center sobre a vulnerabilidade das urnas-e.

Após um ano de trabalho, onde analisaram a fundo as três máquinas de votar mais usadas nos EUA, Ronald Rivest (inventor da assinatura digital),Bruce Schneier (criptográfo mais premiado)e Harry Hurst (que demonstrou a fragilidade das urnas da Diebold), entre outros, afirmam: todos os sistemas eletrônicos de votação analisados são vulneráveis e possibilitam fraudes por adulteração do software.

A boa notícia é que existe uma solução: o voto impresso conferido pelo eleitor, com recontagem estatística posterior.

Howard Schmidt, um dos experts no assunto (Casa Branca, Microsoft e E-bay), reconhece os resultados encontrados e adverte os juristas e políticos para que dêem atenção ao fato e tomem as devidas providências já para as eleições 2006.

Leia o artigo na íntegra (em inglês)

Nossos parlamentares estão cientes do problema e tem recebido nosso material regularmente. Mas, é preciso agir!!

Temos que exigir lisura e segurança nas eleições 2006! Nosso voto pode ser roubado!!

Muitas pessoas já aderiram ao manifesto na PE Voto Seguro, entre professores, profissionais liberais, juristas, empresários, estudantes. Quanto mais adesões tivermos, maior será a pressão junto ao TSE e maior a probabilidade de obtermos resultados positivos

Contamos com a ajuda de todos na adesão e divulgação deste documento. Basta ser brasileiro para poder participar deste manifesto. As adesões podem ser feitas em:
http://www.votoseguro.com/alertaprofessores/

Se cada um fizer a sua parte, nosso Brasil ainda tem chance de sobreviver!