Voto Eletrônico, Voto Seguro?

domingo, julho 16

Nem tudo o que parece é

Artigo publicado no Valor Online, em 14 de julho passado - "Partidos poderão inspecionar sistemas" - é apenas mais uma enganação. Pretende fazer acreditar que o TSE tomou as providências para maior lisura nas eleições. Doce ilusão.

Segue a íntegra do artigo:

Uma sala especial montada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está à espera da visita de representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público. Até o dia 31 de agosto, o local ficará aberto para que as entidades possam esmiuçar cada um dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas. O objetivo é garantir transparência e eliminar suspeitas sobre a integridade do processo eleitoral. "É uma questão de credibilidade. Tem que cair essa suposta crendice de que você apertou no dois, mas seu voto pode ter caído no três", diz o diretor geral do TSE, Athayde Fontoura Filho.

Para garantir que no dia da votação os programas instalados nas urnas sejam os mesmos já inspecionados e lacrados no TSE, as entidades poderão, uma hora antes do início das eleições, sortear urnas em cada Estado do país para mais uma averiguação. Quanto a mecanismos eletrônicos, os sistemas também prevêem um "resumo digital", um tipo de assinatura que registrará o número de caracteres dos programas. Uma cópia desse resumo ficará nas mãos de cada uma das entidades. Caso haja alguma alteração nos sistemas, o tamanho do resumo é modificado, apontando a mudança.

A brasileira Módulo Security foi a empresa escolhida para prover os sistemas de segurança, que foram integrados ao programa de coleta de votos desenvolvido pelo próprio TSE, com apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo o diretor geral do TSE, todos os programas, inclusive os da Módulo, foram produzidos especificamente para a realização do pleito. Mesmo um especialista em segurança "demoraria pelo menos 30 dias para quebrar essa chave de criptografia", ferramenta que embaralha os dados e impossibilita a sua compreensão imediata.

Mas a área de segurança realmente teria sido inovadora se não tivesse faltado orçamento. O Tribunal teve dinheiro e tempo para fazer com que fosse inserido, em cada uma das 23 mil urnas recém-adquiridas, um leitor biométrico. O recurso permitiria que os mesários fossem identificados na seção eleitoral, por meio de suas impressões digitais. "No entanto, não tivemos recursos e tempo para fazer o recadastramento dessas pessoas", admite o diretor do TSE. "Mas esperamos que em 2008 os mesários já possam contar com o recurso óptico."

Nossos comentários sobre o artigo

Uma primeira leitura impressiona, não é mesmo? Uma sala à disposição dos representantes políticos e da OAB realmente soa como uma ação bem intencionada e séria. Nem tudo o que parece, é. Em nenhum momento houve a preocupação de coletar opiniões destes representantes e da própria OAB sobre a segurança e confiabilidade dos sistemas. A sala está mais para exposição de equipamento que para laboratório de testes. O acesso ainda não foi liberado. E, se seguir o exemplo de anos anteriores só vai ser liberado uma semana antes das eleições.

Uma semana para examinar a bagatela de 60 000 (isso mesmo, sessenta mil) arquivos!!

Afirmar que os representantes poderão checar a veracidade dos programas instalados no início da votação é outra estupidez. Está mais que comprovado que as urnas-e podem já chegar adulteradas às zonas eleitorais, pré-programadas para favorecer um dado candidato. E são resultados de estudos recentes, realizados pelos melhores especialistas da área. Até o presidente da Diebold renunciou ao cargo em dezembro de 2005, quando houve a denúncia sobre a vulnerabilidade das urnas-e da marca. E, depois, quem confia em uma empresa que ganhou licitação em um desgoverno como este nosso, que tem a corrupção como bandeira e a fraude como lema?

Em outro artigo - "Procomp cria urna para exportação" -, a viagem é ainda maior. Uma ofensa à inteligência do brasileiro. As únicas mudanças nas novas urnas-e são cosméticas, não tecnológicas. Muda o visual, o conteúdo é o mesmo.

Cuidado, nem tudo o que parece, é.

1 Comments:

  • Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
    »

    By Anonymous Anônimo, at 16:09  

Postar um comentário

<< Home